terça-feira, 8 de outubro de 2013

Hatha Yoga

Significa o equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Consequência da união da mente com a alma.

Uma das principais características do Hatha Yoga é a plena atenção na ação. Ou seja se você está fazendo um asana (postura psicofísica), deve estar totalmente presente em todas as fases, que são: entrada, permanência e saída. Se está praticando um pranayama (exercício respiratório), também se deve estar plena de atenção nesse exercício, já que pranayama é o controle e a extensão da respiração.

Hatha Yoga é uma linha muito centrada no trabalho do corpo, dá-se muita atenção ao correto alinhamento corporal durante o asana. Com o alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. Todas essas quebras de padrões se dão porque se o corpo físico está alinhado com precisão, nossa respiração está fluída com a mesma precisão, então a mente, as emoções e os sentidos entram em equilíbrio.

A medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente de como os sentidos, a mente e a respiração devem ser utilizados para alinhar o corpo. O objetivo é fazer o asana com o máximo de inteligência e amor. Traga a inteligência da mente até a energia do coração e deixe que a união dos dois te guie.